Educação - CM Chamusca

24 de jan de 20232 min

Dia internacional da Educação | 24 janeiro

O Município da Chamusca assume a Educação enquanto pilar estratégico de desenvolvimento. Assumimos que através de uma educação para os valores, para a paz, para os direitos humanos e igualdade de oportunidades, para a tolerância, para a interculturalidade, podemos potenciar o aprender a viver juntos nesta aldeia global.

Este ano de 2023 comemoramos o dia internacional da Educação com uma mensagem para a toda a comunidade educativa " Desenhamos juntos o futuro", o nosso objetivo vai ao encontro da co construção de uma sociedade sustentável e igualitária da qual Todos(as) fazemos parte e para qual Todos(as) contribuímos.

O gabinete de educação irá entregar neste dia um bloco de notas a todos os(as) alunos(as), docentes e não docentes do Agrupamento de Escolas do concelho.

"A 24 de janeiro comemora-se, anualmente, o Dia Internacional da Educação. Este dia foi criado através da Resolução 73/25 da Assembleia Geral da ONU, a 3 de dezembro de 2018.

O seu objetivo é sensibilizar a sociedade civil para que se cumpra o direito à educação, consagrado no artigo 26º. da «Declaração Universal dos Direitos Humanos» (1948) e na «Convenção sobre os Direitos da Criança» (1989). Por outro lado, procura-se sublinhar o papel da educação enquanto meio para quebrar ciclos de pobreza e para o desenvolvimento social.

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, quando adotada em setembro de 2015, reconheceu que a educação é um pilar essencial para os seus objetivos, em particular, o Objetivo para o Desenvolvimento Sustentável n.º4 que assume o compromisso de garantir oportunidades educativas inclusivas e de qualidade, bem como de aprendizagem ao longo da vida.

Em 2023, o tema é investir nas pessoas, priorizar a educação. Na sequência da Cimeira da ONU para Transformar a Educação, realizada em setembro de 2022, a educação deve ser priorizada para acelerar o progresso em direção a todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no contexto de uma recessão global, de desigualdades crescentes e da crise climática.

A UNESCO dedica, ainda, este ano às raparigas e mulheres no Afeganistão que foram privadas do seu direito à educação, apela ao levantamento imediato da proibição que restringe o seu acesso à educação.

Vídeo: Futures of Education Report: Reimagining our futures together | UNESCO, 4/01/2022

Imagem: UNICEF/Omid Fazel (Nazdana, 12 anos, quer ser jornalista quando crescer. É uma das 32 estudantes que frequentam aulas no centro de aprendizagem acelerada apoiado pela UNICEF no Afeganistão, com financiamento da República da Coreia)

    320
    0