top of page
obe_letrabrancaFINAL-01.png

Dia internacional da Educação | 24 janeiro

O Município da Chamusca assume a Educação enquanto pilar estratégico de desenvolvimento. Assumimos que através de uma educação para os valores, para a paz, para os direitos humanos e igualdade de oportunidades, para a tolerância, para a interculturalidade, podemos potenciar o aprender a viver juntos nesta aldeia global.


Este ano de 2023 comemoramos o dia internacional da Educação com uma mensagem para a toda a comunidade educativa " Desenhamos juntos o futuro", o nosso objetivo vai ao encontro da co construção de uma sociedade sustentável e igualitária da qual Todos(as) fazemos parte e para qual Todos(as) contribuímos.




O gabinete de educação irá entregar neste dia um bloco de notas a todos os(as) alunos(as), docentes e não docentes do Agrupamento de Escolas do concelho.







"A 24 de janeiro comemora-se, anualmente, o Dia Internacional da Educação. Este dia foi criado através da Resolução 73/25 da Assembleia Geral da ONU, a 3 de dezembro de 2018.

O seu objetivo é sensibilizar a sociedade civil para que se cumpra o direito à educação, consagrado no artigo 26º. da «Declaração Universal dos Direitos Humanos» (1948) e na «Convenção sobre os Direitos da Criança» (1989). Por outro lado, procura-se sublinhar o papel da educação enquanto meio para quebrar ciclos de pobreza e para o desenvolvimento social.

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, quando adotada em setembro de 2015, reconheceu que a educação é um pilar essencial para os seus objetivos, em particular, o Objetivo para o Desenvolvimento Sustentável n.º4 que assume o compromisso de garantir oportunidades educativas inclusivas e de qualidade, bem como de aprendizagem ao longo da vida.

Em 2023, o tema é investir nas pessoas, priorizar a educação. Na sequência da Cimeira da ONU para Transformar a Educação, realizada em setembro de 2022, a educação deve ser priorizada para acelerar o progresso em direção a todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no contexto de uma recessão global, de desigualdades crescentes e da crise climática.

A UNESCO dedica, ainda, este ano às raparigas e mulheres no Afeganistão que foram privadas do seu direito à educação, apela ao levantamento imediato da proibição que restringe o seu acesso à educação.



Vídeo: Futures of Education Report: Reimagining our futures together | UNESCO, 4/01/2022

Imagem: UNICEF/Omid Fazel (Nazdana, 12 anos, quer ser jornalista quando crescer. É uma das 32 estudantes que frequentam aulas no centro de aprendizagem acelerada apoiado pela UNICEF no Afeganistão, com financiamento da República da Coreia)

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page