top of page
obe_letrabrancaFINAL-01.png

Município da Chamusca e AEC parceiros UBUNTO

Alunos e docentes do Agrupamento de Escolas da Chamusca estiveram presentes no 4º encontro nacional de escolas UBUNTO "Esperançar um olhar UBUNTO" no dia 25 de janeiro na fundação Calouste Gulbenkian com o apoio do Município da Chamusca.


Escolas UBUNTO é um programa de capacitação destinado a jovens entre os 12 e os 18 anos, desenvolvido a partir do modelo de liderança servidora e com a inspiração de figuras como Nelson Mandela, Martin Luther King ou Malala. Ubuntu é uma filosofia de origem africana que se traduz na expressão “Eu Sou porque tu És”, na valorização da interdependência e da solidariedade. Inspirada por estes valores a Academia visa desenvolver e promover competências pessoais, sociais e cívicas dos participantes, contribuindo para a sua transformação em agentes de mudança ao serviço da comunidade, ajudando a construir uma cidade mais justa e solidária.


Esta iniciativa é promovida pela Direção Geral da Educação desenvolvida pelo Instituto Padre António Vieira, co-financiada pelo POCH e tem como parceira a fundação Calouste Gulbenkian.


Este ano letivo alguns alunos do ensino secundário já foram marcados pela semana de escolas UBUNTO e preparam-se também para abraçar esta iniciativa alunos do 1º ciclo.


"É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo…" Paulo Freire



Partilhamos convosco a gravação do encontro.






22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page