Bem Vindos à Metamorfose
- Educação - CM Chamusca
- 9 de mar. de 2020
- 1 min de leitura
Falemos, sem preconceitos, de educação enquanto processo criativo de transformação, em que todos importam, em que todos se envolvem num processo de renovação permanente de aprendizagem, onde os agentes da comunidade escolar celebram a sua diversidade e procuram nela as sinergias para transformar o mundo num lugar melhor. Falemos, sem preconceitos, do papel determinante das autarquias nesta celebração e nesta procura, assumindo de forma clara as suas responsabilidades motivadoras.
Hoje, como nunca, a Escola deve abraçar os desafios do seu tempo e escancarar os portões ao mundo, procurando inaugurar novas sensibilidades potenciadoras de inquietações, tendo a emoção como impulso de inovação, aprendizagem e criatividade.
Uma política educacional com olhares de futuro, deve crescer com raízes fortalecidas no estímulo e apoio aos Educadores. Compreendemos os seus problemas e as suas necessidades, procurando garantir as necessárias condições para que o seu trabalho seja desenvolvido, na paixão emocional, de quem persegue o desejo duma escola criativa, com alunos motivados e exigentes.
Temos connosco a certeza dos caminhos que queremos perseguir, sabendo da necessidade de alargar os processos educativos a novos saberes, num mundo de novos conhecimentos, que só podem resultar, se as crianças e jovens encontrarem as ferramentas necessárias para questionar a vida e, desse contacto, possam surgir as competências para enfrentar os desafios.
Não nos acomodamos em certezas, mas na profunda confiança que só seremos felizes, todos, se ousarmos questionar, incomodar conceitos e materializar vontades coletivas de caminharmos juntos na construção duma escola com asas criativas.
Vereadora da Educação
Cláudia Moreira

Comments